Meu papel

Senior Product

Designer

Senior Product Designer

Time

Product Manager

Back End Engineer

2 Front End Engineers

Sobre

Dixa é uma plataforma de atendimento ao cliente (B2B/SaaS) que permite às empresas interagir com seus clientes em diversos canais, como telefone, e-mail, social media e chat.

Visão geral do projeto

Os clientes da Dixa vinham pedindo há tempos mais formas de coletar feedback sobre seus serviços e agentes de atendimento. Para resolver essa necessidade, nosso time multidisciplinas desenvolveu um sistema de pesquisas CSAT via IVR e SMS.


Com base em pesquisas aprofundadas e priorização de funcionalidades-chave, conseguimos integrar essa solução ao fluxo de suporte ao cliente.


O resultado? Adoção da nova funcionalidade aumentou a participação em pesquisas de feedback em 18%, ajudou a resolver problemas mais rapidamente e, no fim das contas, melhorou a satisfação geral dos clientes que passaram a usá-la.

Contexto

Introdução

Antes de começar, alguns conceitos rápidos:


  • Clientes da Dixa: Empresas que usam a plataforma da Dixa.

  • Usuários finais: Clientes dessas empresas.

  • Método CSAT: Forma como a pesquisa é entregue aos usuários finais.


A Dixa já oferecia pesquisas CSAT por e-mail, mas apenas para canais de texto (e-mail e chat). O fluxo era simples: depois que um agente conversava com o usuário, uma pesquisa era enviada por e-mail para que ele avaliasse o atendimento.

Porém, muitas empresas que usam a Dixa interagiam com seus clientes via telefone em até 50% dos casos. Por isto, essas empresas também necessitavam que existisse uma coleta de feedback pelo canal telefonico.


Esse pedido, somado ao risco de churn e à necessidade de manter a Dixa competitiva no mercado, reforçou a importância de construir essa funcionalidade. A partir disso, começamos um processo de descoberta para definir a melhor abordagem.

Fundação

Insights internos

Antes de tudo, alinhar o time e explorar os feedbacks já existentes na empresa foi essencial. Para dar uma direção clara ao projeto, analisei diversos relatos de clientes na plataforma e identifiquei padrões e temas-chave.


Depois, organizamos sessões de alinhamento com stakeholders para revisar feedbacks e definir quais áreas explorar diretamente com os clientes.


Com esse trabalho inicial, mapeamos quatro métodos de CSAT viáveis:

IVR – O usuário responde à pesquisa ainda na ligação.

SMS – A pesquisa é enviada por SMS após a chamada.

Callback – O usuário recebe uma ligação com a pesquisa depois do atendimento.

Email – A pesquisa é enviada por e-mail (método já disponível).

Hipótese inicial

Se oferecermos uma solução para CSAT via telefone, podemos reduzir churn, diminuir a lacuna entre a Dixa e seus concorrentes e atender tanto às expectativas dos clientes quanto às metas de negócio do trimestre.

Pesquisa

Conectando com os usuários

Com a base estabelecida, seguimos para a fase de pesquisa, onde investigamos a fundo as necessidades dos clientes.


Entrevistei 8 empresas (principalmente líderes de atendimento), entendendo como eles usavam pesquisas de satisfação e quais eram suas expectativas. Também apresentei os quatro métodos mapeados para validar preferências e viabilidade.

Após as pesquisas, eu organizei os achados de forma que todo o time pudesse acessar facilmente.

PRINCIPAIS DESCOBERTAS

Preferência por canal

Não existia uma única solução ideal para todos, mas SMS e IVR foram os métodos mais desejados.

Personalização

As empresas queriam customizar o tom de voz e perguntas, pois modelos engessados reduzem a qualidade do feedback.

Flexibilidade

Possibilidade de testar diferentes métodos e configurar pesquisas em vários idiomas era essencial.

Solução

Definição e prototipação

Como não havia uma solução única que atenderia a todos, tivemos então que fazer escolhas estratégicas.

Analisando os achados, e também graças ao mapeamento técnico do time de engenharia, optamos por IVR primeiro por três motivos principais:


  • Entrega rápida – Poderíamos lançar dentro do prazo do projeto.

  • Iteração rápida – IVR nos permitiria testar e aprender rapidamente.

  • Viabilidade técnica – SMS enfrentava barreiras regulatórias em diferentes países.

Journey map conduzido com meu time para identificar telas chave, pontos de interação e principamente viabilidade técnica.

Com essa decisão tomada, criamos um journey map da experiência ideal, focando nas possibilidades técnicas para a implementação do IVR. Isso nos deu uma visão clara dos pontos de contato em cada etapa e permitiu que os engenheiros explorassem as opções técnicas em profundidade. Além disso, ajudou a alinhar suposições e identificar incertezas que precisavam de mais validação.


Esse processo me permitiu começar a prototipar layouts considerando nossas limitações e objetivos. Durante essa fase, priorizei o compartilhamento frequente dos protótipos com a equipe para garantir alinhamento, coletar feedback e fazer os ajustes necessários antes dos testes com usuários.


Para os testes, trabalhei com as mesmas pessoas entrevistados na fase inicial. Exploramos juntos a solução proposta, o que me permitiu coletar feedback real e ajustar o design com base em insights diretos dos usuários.

LAYOUTS PROPOSTOS

OPORTUNIDADES

Com base nas pesquisas e discussões com o time, identificamos duas grandes oportunidades para aprimorar a experiência do CSAT:

Conteúdo personalizável

Empresas poderiam adicionar múltiplas perguntas e escolher entre Text to Speech ou Áudio Gravado, proporcionando alinhamento com o branding.

Suporte a múltiplos idiomas

Possibilidade de gerenciar todos os idiomas dentro de uma única pesquisa, evitando a criação de pesquisas separadas para cada idioma.

Melhorias

Feedback inicial e melhorias

Após a implementação e uma fase beta com um grupo limitado de empresas, nós lançamos a funcionalidade para toda a base de clientes, confiantes sobre uma recepção positiva. Avaliando o impacto do lançamento, confirmamos algumas de nossas hipóteses iniciais: havia uma clara necessidade de métodos adicionais para enviar a pesquisa CSAT por telefone, especialmente SMS.

Lançamento e fase beta

• Adoção forte por clientes que haviam solicitado o IVR.

• Feedback positivo dos clientes e stakeholders internos.

Não foi a solução ideal para todos…

• Algumas empresas ainda preferiam SMS, pois IVR não atendia bem às suas necessidades.

• Decidimos então expandir o escopo e implementar CSAT via SMS, aproveitando a estrutura já construída com o IVR.

Alinhamento com os objetivos da Dixa

Baseado nos feedbacks, o escopo extra para o projeto foi focado em construir a versão SMS, uma vez que o projeto ainda se alinhava com os objetivos de médio prazo da Dixa. E esse inclusão também seria mais simples, uma vez que a estrutura do IVR agilizaria muito o processo.

Looping de iteração e melhorias

Com essa atualização, os clientes passaram a poder escolher entre SMS e IVR para as pesquisas. No caso do SMS, os usuários finais recebiam uma mensagem de texto com um link logo após a ligação. Fizemos ajustes nas páginas de configuração para deixar a diferença entre os dois métodos mais clara, tornando a configuração mais intuitiva.

Na landing page, os usuários finais podiam dar uma nota de um a cinco e deixar um comentário. As empresas também tinham a opção de personalizar a pergunta na configuração do CSAT. Esse foi o modelo inicial, com planos de adicionar mais opções de perguntas e maior flexibilidade em futuras atualizações.

Resultados

Feedback e impacto

Engajamento 18% maior

A nova funcionalidade aumentou a participação dos usuários finais nas pesquisas, gerando feedbacks mais relevantes e acionáveis.

Impacto positivo para as empresas

O CSAT via telefone ajudou empresas a treinar agentes, padronizar atendimentos e resolver problemas mais rapidamente, melhorando a satisfação e fidelização dos clientes.

Obrigado pela visita.
Bora conversar? ;)

Obrigado pela visita.
Bora conversar? ;)

Obrigado pela visita.
Vamos conversar? ;)

Obrigado pela visita.
Vamos conversar? ;)